quarta-feira, 28 de novembro de 2007

O paradigma da produção em massa - Questões em sala

1) O que o autor quer dizer com “declínio da produção em massa” e o nascimento de um paradigma voltado para a “produção/acumulação flexível”?

O declínio da produção em massa representa a sua substituição gradativa por uma produção mais flexível que atenda ao interesse do consumidor, ou seja, nesse momento as características padronizadas do produto foram adaptadas às necessidades da sociedade. Esse novo modelo acompanha as transformações sociais a nível local e global, havendo uma preocupação mais acentuada com a qualidade do produto, ao contrário da produção em massa, que se preocupava com a quantidade.

2) Em que medida o Fordismo/Taylorismo pode ser relacionado com as revoluções de 1989 e 1991, pelo qual destaca Kumar?

Devido à incapacidade do fordismo em acompanhar as transformações sociais derivadas das revoluções de 1989 e 1991, que determinaram a queda dos ideais socialistas pregadas na Europa Central e na União Soviética, surgiu a necessidade da sociedade de livrar-se da roupagem fordista. Como exemplo dessas transformações podemos citar a queda do muro de Berlim que teve como efeito um aumento significativo do mercado consumidor. Assim, adaptou-se e desenvolveu-se um novo modelo de produção, que se baseia no modelo da “rigidez flexível”.

Nenhum comentário: