quarta-feira, 28 de novembro de 2007

Kumar e Lévy: análises e questionamentos

Kumar em seu texto: “Pós Fordismo e Pós Marxismo” e Levy no “A nova relação com o saber” apontam para a discursão de como ocorre a influência da pós-modernidade na neva relação com o saber. Desse modo, quais são as soluções apontadas por estes dois autores, para que os educadores consigam continuar exercendo o seu papel?

Em ambos os textos é retratado que as especializações estão se tornando obsoletas. Assim, o sistema educacional em todas as sociedades está sobre pressão para reformar-se, de modo que as novas necessidades acompanhem o rítimo acelerado das novas tecnologias.

As novas tecnologias da inteligência individual e coletiva mudam profundamente os dados do problema da educação e da formação. O que é preciso aprender não pode mais ser planejado, nem rigorosamente definido com antecedência.

Portanto, a partir de agora devemos preferir a imagem de espaços de conhecimentos emergentes, abertos, contínuos, em fluxo, não lineares, se reorganizando de acordo com os objetivos e os contextos, no qual cada um ocupa uma posição singular e evolutiva do espaço dos conhecimentos. No lugar de uma representação em escalas lineares e paralelas. Desse modo, o professor é incentivado a tornar-se um animador da inteligência coletiva de seus grupos de alunos em vez de um fornecedor direto de conhecimentos.
Ana Micaela

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