quarta-feira, 28 de novembro de 2007

Kumar e Lévy: análises e questionamentos

Após a análise dos textos propostos, Kumar e Lévy, como os educadores devem se posicionar frente à Revolução Tecnológica e seu dinamismo para integrar o individuo na sociedade contemporânea?


A sociedade, principalmente nas últimas décadas, sofreu grandes transformações. A maior delas é a revolução tecnológica que ocasionou o surgimento de uma nova organização e relação com o conhecimento. Desse modo, a chegada dessas novas tecnologias de informação, entretenimento e comunicação reestruturaram o modo como nos relacionamos com o trabalho, com a educação e com o lazer, gerando assim um debate sobre qual será o seu reflexo no homem pós-moderno.

Por exemplo, todos os efeitos da pós-modernidade originam novos desafios que requerem transformações em toda estrutura educacional. O ideal seria um processo educacional concreto e crítico, que se adapte à sociedade pós-moderna, para isso deve-se usar a interdisciplinaridade proposta pelos novos “dilúvios informacionais”. Somente assim formaremos indivíduos que sejam capazes de compreender a contemporaneidade, situando-se de acordo com o contexto educacional, social, político, econômico e cultural. Ou seja, pessoas independentes que sabem se posicionar frente ao saber, utilizando a técnica não como algo alienador, mas com autonomia para a construção de novos conhecimentos.

Portanto, essa revolução tecnológica nos propõe novas maneiras de fazer e de refletir sobre o que conservar na educação, que “receitas” evitar, assim como, nos mostra em quais valores investir para a construção de novas práticas e identidades. Dessa forma, instituiremos um processo de ensino-aprendizagem que seja igualitário e que saiba integrar os indivíduos ao mundo da informação.
Bárbara Costa

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